terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Tudo sobre ti


Fotografia de Tiago Loureiro



      Eles sabem tudo sobre ti, menos quem tu és.


     Eles sabem o número do teu cartão de cidadão e o teu número de identificação fiscal. Sabem exatamente quanto descontas pra a Segurança Social e há quantos dias pagaste o passe dos transportes públicos.

     Eles sabem onde moras. Sabem a última vez que fizeram obras no teu prédio. Sabem quanto pagas de renda, a quem pagas a renda e quanto te sobra no salário depois de a teres pago.

     Eles sabem que foste tomar o pequeno-almoço fora e que, sempre que vais, pedes o mesmo. E sabem que compraste um par de botas novo, provavelmente na época de saldos.

     Eles sabem que tens um carro. Também sabem quantos carros tiveste antes de teres o carro que tens. E quando pagas o Imposto Único de Circulação. E de quanto em quanto tempo pões combustível. Sabem se o teu carro bebe gasóleo ou gasolina. Sabem quantos acidentes de viação já tiveste e se tiveste culpa neles.

     Eles sabem o que tu estudaste. E se trabalhas na área da tua formação. E quantos empregadores tiveste. Sabem quanto recebias em cada um dos teus empregos e até se a tua prestação foi boa ou má. Eles sabem se tens uma fonte de rendimento paralela. Sabem se fazes artesanato ou se fazes umas traduções de vez em quando, para safar uns trocos.

     Eles sabem a marca de papel higiénico que usas. E o supermercado onde o compras. Estimam o número de vezes que cagas com base na frequência da compra desse papel higiénico. É da mesma forma, com base nos detergentes, que sabem se limpas a casa ou não.

     Eles sabem as viagens que tu fazes e os monumentos que visitas. Sabem a música de que gostas, com base nos históricos de Internet e os concertos a que vais. Sabem quantas vezes por ano vais ao cinema.

     Eles sabem com quem tu dormes. Sabem quantos filhos tens. Sabem se queres ter mais ou se já fizeste a laqueação. Sabem se tens um problema que te impede de ter filhos. Sabem se os teus filhos vão à escola A, B ou C e quais os desportos em que já os inscreveste. Sabem se já plantaste a árvore e se já escreveste o livro.

     Eles sabem por onde andas. Sabem se tens as contas em dia. Sabem se alguma vez te esqueceste de pagar a luz ou a água. Sabem se recebeste uma chávena rachada no momento das partilhas da herança do teu tio rico que vivia no Algarve. E qual o valor exato dessa chávena.

     Eles sabem se jogas no Euromilhões. Sabem se apostas no Placard. Sabem se costumas ir ver a bola ao estádio, se pagas a Sport TV ou se compraste chuteiras para ir dar uns toques no campo da aldeia.

     Eles sabem. Não se interessam muito, a menos que possam ganhar alguma coisa com essa informação. Mas eles sabem tudo sobre ti. Tudo, menos quem tu és.

     Eles não sabem que tu pensas com a alma. Nem que te preocupas com o mundo. Nem que ficas com os olhos mais claros quando choras. Eles não sabem que estás apaixonado por uma pessoa que não podes ter, nem que passam muitas vidas pelo teu coração antes que ele aprenda a amar de novo. Eles não sabem que tens um universo de coisas na cabeça, tão vasto que até existem reinos de fantástico num canto da tua mente. Eles não sabem que estás farto que eles saibam tudo de ti.

     Eles sabem tudo sobre ti, menos quem tu és.

     À medida que te tornas um número, existe uma parte de ti que pode troçar deles, por serem ridículos. Por não saberem que, um dia, poderás ser bomba-relógio, a explodir na cara de todos os seus supostos conhecimentos. Sim! Uma parte de ti – que eles não fazem ideia de que exista – ri-se deles.


     Porque acham que sabem tudo sobre ti.

     E não sabem quem tu és.







Sigam também o meu instagram, aqui

5 comentários:

  1. Não que esteja em local fresco, que não estou... Mas senti um arrepio na espinha. De alto a baixo...
    Que poder as palavras têm!!!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. E se eles souberem o que tu pensa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se soubessem, provavelmente não estava aqui eheheh

      Eliminar
  3. Excelente "build up" que culmina numa "punchline" tão forte e simples.

    ResponderEliminar