Sobre a autora



Marina Ferraz nasceu em Coimbra (Portugal) no ano 1989.

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e realizou o mestrado na mesma área na Universidade de Coimbra, onde concluiu ainda, o primeiro ano do doutoramento.

Autora na Blogger desde 2006, quando criou o blogue "Segredos de um Monstro", registou-se na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em Março de 2008 e publicou seu primeiro livro (de poesia), intitulado Fragmentos de Mim, em Junho do mesmo ano.

Desde a publicação do primeiro livro, tem desenvolvido diversos trabalhos em projetos das mais variadas áreas artísticas e trabalhado como letrista, destacando-se o seu trabalho em parceria com o músico e compositor Helder Godinho, para o qual, desde 2010, assina diversas letras originais; com João Mota Oliveira e com Renato Júnior.

Integra, em 2013, o grupo de investigação Figuras da Ficção, projecto do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coordenado pelo Professor Doutor Carlos Reis.

Da parceria com o compositor Helder Godinho nasce, em 2014, "Mais para dar", tema concorrente ao Festival RTP da Canção, interpretado pela cantora Carla Ribeiro.

Em 2014 publica, ainda, pequenos textos, contos e poemas, em colectâneas de várias editoras. Entre estas, tem dois textos selecionados pela Lua de Marfim Editora, nas colectâneas "Cartas" e "Confissões"; um conto na colectânea "Mentiras" da Pastelaria Studios Editora; e um poema e um texto poético na colectânea "ENIGMA(S) – Vol. I. Grande antologia de poesia e texto poético da Lusofonia"da Sinapsis Editores.

Em 2015 integra as colectânea "Premonições" (texto breve), da Lua de Marfim Editora, "Colectânea de Poetas" com "Florbela vive na minha rua" (dois poemas) e "Fernando passeia na minha rua" (dois poemas) da Pastelaria Studios Editora. Integra ainda, pela Papel de Arroz Editora, a colectânea "Ei-los que partem" (micro-conto); "A despedida" (um texto); "Crime sem castigo" (um conto policial), "Som de poetas" (dois poemas) e "Quando o amor é cego" (um conto). Com o conto "O mundo é cego. O amor não. O amor vê tudo.", conquista o 3º lugar no 5º concurso literário da Papel de Arroz Editora.

Desde 2014 trabalha, ainda, como autora freelancer, desenvolvendo diversos tipos de textos para diversos clientes e finalidades (currículos, notícias, textos ficcionais, textos informativos, textos empresariais, artigos de viagem, poemas, letras de música, etc).

Já em 2017, é co-autora do tema "Tempo", música incluída no álbum dos Calema , "A.N.V".

Foi finalista por duas  vezes na competição do Portugal Slam, representando o Poetry Slam Sintra em 2018 e o Todo o Mundo Slam em 2019.

No mesmo ano, integra o disco de Renato Júnior, "Uma Mulher Não Chora" com duas letras da sua autoria: "Vou", interpretada por Rita Redshoes e "Quando Morre o Amor", com interpretação de Katia Guerreiro.

Ainda em 2019 junta-se ao grupo LX Poetas, com o qual desenvolve várias performances, incluindo nas festas do Bairro do Intendente e no Festival Iminente, a par com artistas como Mick Mengucci, João Meirinhos, Maria Giulia Pinheiro e Marinho Pina, entre outros.





Para encomendar trabalhos:

Email: marinaferraz.oficial@gmail.com