terça-feira, 23 de novembro de 2021

Sem pretéritos



eu acreditei que o amor não precisava de seguir as regras da gramática mas eventualmente pus-lhe um ponto e vírgula

 


Cheguei a ti com a palavra Amor nos lábios. E disse-te. Que era uma promessa. Que nunca a tinha dado a ninguém. Que era tua. E, nas mãos vazias, trazia só o conceito.


Esse. De um Amor que estava disposta a dar, sem retribuição.

 

Enchendo-me as mãos com as tuas e o peito de expetativas, disseste-me que eu estava errada. Que só se pode amar plenamente em duo. Que o querias fazer. Comigo. O dueto. Nos teus braços fazia sentido. Por isso, acreditei...

 

 

Só que o Amor lida mal com grilhetas. Talvez porque seja um sinónimo muito aproximado de liberdade. Ou talvez porque está cansado de ser confundido, nas ruas, com a paixão e a vontade do corpo e o medo da solidão.

 

E o Amor disse:

 

O voo é livre,

mas asas não são liberdade

 

Uma borboleta

pode ir onde quiser

no seu sopro de asa dupla...

 

Duas borboletas também...

Mas, se presas uma à outra,

têm quatro asas...

 

e a morte à espera

no chão...

 

 

Do nosso amor em dueto, sobrou o silêncio da calçada. E eu de rojo. Foste e o Amor ficou. Preso à pele suja. Acontece!

 

 

À medida que ias, deixando-me nas mãos vazias o espaço dos teus dedos - penhascos negros e com aves de ausência - percebi que sobrava, ainda, o conceito. Do amor. Mas não esse teu amor. Alegadamente pleno. Em duo... Novamente de um amor pleno a solo. Ecoando. Com a mesma genuinidade. Com a mesma ingenuidade. Com a mesma intensidade. Voltei a perceber(-me), porque longe dos teus braços (me) fazia sentido. Basta um. Só um. Para amar.

 

Cada vez mais acredito que o Amor é um sobrevivente incauto dos dias. Demasiado estável para a instabilidade humana e, por isso mesmo, muito raro.

 

E é verdade.


eu acreditei que o amor não precisava de seguir as regras da gramática mas eventualmente pus-lhe um ponto e vírgula

 

O Amor precisa de gramática, sim! Precisa muito que lhe revejam a gramática. Que o limpem de pretéritos. Perfeitos, imperfeitos, mais-que-perfeitos. Que façam dele um verbo irregular, justamente pela estabilidade que o motiva.

 

O Amor é demasiado constante para ter tempos passados. Demasiado puro para que não permitam que a conjugação presente se faça em todas as pessoas.

 

E o seu uso devia ser moderado...

 

Porque há duetos que o destroem.

 

E borboletas...

 

... muitas borboletas a morrer no chão, porque alguém o confundiu, nas ruas, com a paixão e a vontade do corpo e o medo da solidão...


Marina Ferraz





2021 é o ano em que o Segredos de um Monstro faz 15 anos
Estou a preparar novidades incríveis!

Fiquem atentos ao meu Instagram para saberem tudo em primeira mão!

Sem comentários:

Enviar um comentário