terça-feira, 7 de maio de 2013

Sorriso



O meu sorriso é a melhor das minhas mentiras. Visto-o de manhã, com as roupas quentes e maquilhagem leve. Interiorizo-o num olhar ao espelho. E saio à rua com ele, dizendo "olá" aos ventos e às marés porque apenas eles sabem que o sorriso é mentira.
Caminho pelas ruas na desilusão de mim. Só e torturada pela vida. Dorida e magoada pelo tempo que passa, dia a dia, sem curar as feridas do que ficou rasgado em mim. Mas sorrindo. Sempre sorrindo. Com sorrisos ora alegres, ora marotos, ora tímidos. Com sorrisos de olhar, sorrisos de boca, sorrisos... E é sorrindo que palmilho as ruas da mágoa porque é sorrindo que escondo as lágrimas, que as engulo, que encontro a força para caminhar.
Se alguém me encontra, perdida nos recantos dos meus pensamentos tristes, faz um cumprimento simples, natural. E segue. Segue sorrindo também e sem saber que a dor alastra nessa solidão cortante de pessoas que passam e não se amarram à realidade das lágrimas por verter. Se alguém me encontra, sairá por aí dizendo que eu sorrio. Sorrisos tão abertos como a vida. Sorrisos tão eternos como o vento.
Eu visto o meu sorriso de manhã, juntamente com a roupa e pelo mesmo motivo. Não quero expor-me lá fora. Não quero que saibam o que está por detrás da muralha. Não quero que me olhem firmemente. Quero passar despercebida e a alegria engana. Emagrece as dores e as desilusões. Esconde o sofrimento.
O meu sorriso é a melhor das minhas mentiras. Uma mentira tão grande que me esqueço dela. Sorrio, sem o notar, sem o saber. Sorrio, até, ao espelho, para eu mesma pensar que sou feliz. E, tristemente, o espelho devolve-me o sorriso, juntamente com as marcas da tristeza que me enegrecem os olhos e me empalidecem a tez.
 O meu sorriso é a melhor das minhas mentiras. E, mesmo quando me deixo levar, eu sei-o. Sei que é mentira. Uma mentira doce e leve que me transporta pelo mundo. Mas nem sempre é assim. De volta em vez, vezes demais, por entre a mágoa e a dor e a solidão, cruzas o meu pensamento e, subitamente, de alguma maneira, o meu sorriso é a melhor das minhas verdades.

Marina Ferraz
*Imagem retirada da Internet

12 comentários:

  1. José Maria Lessa16:26

    Leio muito do que escreve e gosto apesar de a achar pelos textos uma Mulher triste e ferida....espero estar enganado. Seja como fôr, parabens e naturalmente que vou continuar a seguir o que escreve.

    ResponderEliminar
  2. Jennyfer Aguillar19:03

    Vou ser breve,poderia ficar comentando esse texto por muito tempo,porque é incrível,mas eu vou colocar as principais coisas e saiba que tem muito mais.
    O texto é lindo e é a verdade de muitas pessoas.Sorrisos falsos para dizerem que estão bem.Parabéns querida, é perfeito e eu amei
    Beijinhos Jenny ♥

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:07

    Toda esta infelicidade é um bocadinho excessiva. Li alguns dos teus textos desde 2006 - a época em que começaste o blog, se não estou em erro - e não parece ter havido qualquer evolução emocionalmente. Parece-me que gostas de sofrer, que te agarras morbidamente à dor porque as coisas não te correram bem e lidas com os teus problemas e com as pessoas que te magoaram de forma muito passivo-agressiva, sem tentares melhorar, sem tentares sequer encontrar alguma felicidade. Não te conheço pessoalmente, como é óbvio, e posso estar muito longe da verdade, mas é essa a impressão que dá. Ninguém está condenado à infelicidade. Podes levantar-te, podes ser feliz, podes ficar melhor. Mas para isso é preciso crescer um bocadinho e reconhecer que a vida NÃO nos vai dar tudo aquilo que queremos e realizar todos os nossos sonhos. A vida é mesmo assim. Quanto mais cedo se perceber isso, melhor... agora, se te recusas a começar a ver as coisas com outros olhos e continuas a teimar em querer acreditar em fadas e príncipes encantados e a chorar continuamente porque não os encontras... alguma coisa está mal, não achas?

    Tens muito talento e espero que toda esta tristeza nos teus textos passe a ser só um tema e não a verdade. Podes mudar, só tens de querer.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:35

    Marina....seu texto eh muito triste ,mas eh a verdade que se passa no coração de uma pessoa melancólica ...mas às vezes eu também me sinto assim .....Parabéns ...seu texto eh lindo e verdadeiro ......bjs

    ResponderEliminar
  5. Glória Almeida10:23

    Infelizmente quantas pessoas se reverão neste texto...
    Eu felizmente não, porque sorrio com os olhos...não consigo disfarçar o que me vai na alma..

    Desejo-lhe toda a felicidade do mundo...:)

    ResponderEliminar
  6. Mirian19:29

    Texto incrivel!
    Amei! parabéns!!!

    ResponderEliminar
  7. Seus textos são lindos... não os conhecia, conheci a poucos dias e todos os que li até hoje são lindos, melancólicos sim, mas lindos! És uma ótima escritora...

    ResponderEliminar
  8. Jessica A.20:20

    Muito bom, adorei esse texto assim como todos os outros,és realmente uma ótima escritora. <3

    ResponderEliminar
  9. é lindo amei vi muito de mim no teu texto vou ter de sugerir no meu blog espero que não te importes está neste link: http://pandagordurosa.blogspot.pt/2013/05/sorriso-falso.html

    ResponderEliminar
  10. É verdade realmente a Marina escreve soberba-mente bem, mas de uma forma triste, sempre triste, na tristeza encontramos por vezes a realidade da nossa alma e dos nossos sentimentos,gostaria de um dia poder ler a escrita sobre vida e alegria que também existe nas almas e como existe...escreva sobre o amor...porque já escreve tão bem, bem é pouco para descrever...transforme a tristeza em alegria, a solidão em entrega e partilha incondicional do amor pelo ser humano e pela vida! Um bem haja!Elsa Caeiro dos Reis

    ResponderEliminar
  11. A coragem é um bem precioso. Obrigado.

    ResponderEliminar