terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Desprevenida



Fotografia de Raul Pinto


Apanharam-me desprevenida. Uma vez ou duas. Ou meio milhão de vezes. Ninguém está a contar. Exceto eu. Eu estou. A contar. Mas não gosto de pensar em números. Pensá-los traz-me amargura. Não por ser incompreendida mas por não compreender. Como podem. Eles. Aqueles que não precisam de nome, pela massa perfeitamente homogénea que os aglomera numa suposta normalidade. Como podem?

Apanharam-me desprevenida. Falaram de Deus e tentaram roubar-me a fé, porque divergia da deles. Em algumas das vezes, porque eu era mulher, disseram-me que Deus não vê diferença entre homens e mulheres. E depois trataram-me mal por ser mulher. Noutras, disseram-me que Deus não vê diferença entre pobres e ricos. E, depois, trataram-me mal porque não tinha dinheiro. Ainda noutras, disseram-me que Deus não vê a diferença entre os corpos. E, depois, trataram-me mal porque o meu não era perfeito. Quando me roubaram a fé, pensei. Eu não tenho culpa que o vosso Deus seja cego. Ou iludido. O mundo é cruel. A igualdade morre onde começa a fome. Onde começam as pedras lançadas na praça pública. Onde começa o esconder do rosto no braço que se estende para pedir esmola.

Apanharam-me desprevenida. Em algumas das vezes, encheram-me os ouvidos de palavras, distraindo-me enquanto me metiam as mãos nos bolsos para roubar o que houvesse de felicidade. Noutras, as mãos sob as roupas, para procurar um prazer, disfarçando luxúria com um pretenso amor. Quando me roubaram a felicidade e o decoro, eu pensei. É perdoável. O roubo da felicidade e o uso do corpo, isto é. Mas, por favor. Não conspurquem a palavra amor. O amor não tem culpa que o mundo seja cruel.

Apanharam-me desprevenida. Estenderam-me mãos, dizendo-me que podia largar os corrimões da escada que ruía, na madeira embebida de lágrimas e podre. Podes largar o corrimão. Agarra-te a mim. Apanharam-me desprevenida e com vontade de acreditar que o mundo não era cruel. Quando me roubaram a força, vestiram máscaras de amizade e de companheirismo. Deram-me abandono, deixaram-me caída no chão. Um ou outro – entre esses “eles” homogéneos – riu-se de mim. Ali. No chão. Porque tudo o que me sobrava era isso. Chão.

Apanharam-me desprevenida. Por ter sido apanhada desprevenida tantas vezes, compreendi que podia sobreviver. Mas que, para o fazer, só havia dois caminhos: ser como eles ou ser melhor do que eles. Escolher o cinismo e a mentira ou escolher a dor e a aceitação. Escolher ser quem rouba ou quem fica até sem as sobras, sem chão.

Não vão apanhar-me desprevenida. Ainda que o meu coração seja dócil e fácil de ferir. Estou preparada. Quando me roubarem o chão, eu vou escalar as paredes.






Sigam também o meu instagram, aqui.





1 comentário: