terça-feira, 6 de julho de 2021

Aqui

 


“Perder-se também é caminho.”

- Clarisse Lispector

 

 

- Que lugar é “aqui”? – pergunto, sem saber onde estamos, porque estamos sempre entre o lugar onde dissemos que íamos e o lugar onde já estivemos e os lugares onde poderíamos ir.

 

Se respondesses, talvez me dissesses que “aqui” é onde tu estás. Mas tu não estás onde eu estou. O peso que a alma me perde quando vais para esse “aqui” que não é meu, faz-me desaparecer nos meandros da sombra de um “eu” que também não me pertence. E o teu “aqui” não me serve. Justamente porque a alma perde peso quando vais. E o coração vai, arrancado do peito, dar-te razão ao “aqui” onde tu moras e eu não.

 

Intercalo entre a pergunta e o silêncio. A mente constantemente dançando com os fantasmas do anteontem, imersa na imortalidade das palavras que me faz escrever e desejando a morte que já tarda há demasiadas vidas.

 

Não sei onde estou, concluo. Olhando em redor, sem bússola nem mapa, sou o espelho das palavras de Lispector. Ao perder-me na estrada – será isto uma estrada?! – percebo a vontade própria das pernas que avançam e avançam e avançam. Passos de bebé. Passos de gigante. Passos de corrida. Passos de boneca. Passos de urso. Passos de bailarina. Mamã dá licença? Nunca se chega a lugar nenhum e o jogo continua. Mamã dá licença? Quantos passos?

 

Deixei a contagem dos passos para quando souber onde estou. Agora não sei. Talvez nunca tenha sabido. Ou talvez tenha sabido apenas quando, mergulhando o corpo nos teus braços e o nariz no teu pescoço, descobri o único sítio onde quero estar. Mas foi tão breve a passagem por esse santuário só meu – e nunca meu – que é como se nunca tivesse sabido. Onde estou. E, mesmo aí, precisei de perder-me para me encontrar, precisei de perder-me em ti. Talvez ainda aí esteja. Perdida...

 

Penso que deve ser estranho ter respostas para as perguntas de retórica da mente que vagueia. Estar perdido é-me forma de andar. Estar perdido foi sempre, para mim, forma de andar. Pelas caves. Pelos cortes. Pelos pensamentos itinerantes, nómadas e pouco saudáveis de uma mente que podia desligar as emoções. Só as emoções. E, com elas, o desejo de saber onde está.

 

Quem sabe sempre onde está, está no lugar errado. É esta a conclusão que tiro, ao perceber que foi perdida que estive no sítio certo. Quem sabe sempre onde está, está no lugar errado.

 

- Que lugar é “aqui”? – pergunto, novamente.

 

E tenho a certeza de que me dirias que “aqui” é onde tu estás.

 

Eu também acho que “aqui” é onde tu estás.

 

Onde estás?








2021 é o ano em que o Segredos de um Monstro faz 15 anos
Estou a preparar novidades incríveis!

Fiquem atentos ao meu Instagram para saberem tudo em primeira mão!


Sem comentários:

Enviar um comentário