terça-feira, 12 de julho de 2022

Alergia

 


É um problema crónico. Sou profundamente intolerante. Mas pior ainda... sou alérgica... E apesar de muitas tentativas – todas vãs – não consigo amenizar nem os sintomas, nem os efeitos...

 


Tens de…

 

Todo um prurido na camada cutânea se inicia. E, de repente, é como se coçasse até a ideia do respirar. O tempo torna-se insuportável. A temperatura começa a subir. A cabeça pesa. O corpo morde.

 

Tens de…

 

Abro a torneira de água fria e passo por ela os braços. Sinto que abrem pústulas no lugar dos poros. Sinto que elas alastram aos poucos. O dano entranha e espalha-se.

 

Tens de…

 

Quero chamar alguém. Nem importa quem. Estou em desespero. Tragam alguma coisa. Arranjem alguma mezinha. Façam algum curandeirismo ancestral. Qualquer coisa. Quero dizer isto. Mas não consigo. Porque, de repente, a garganta fechou.

 

Tens de…

 

O desespero da garganta fechada vira grito interior. Arde-me cada um dos alvéolos. Quero respirar e não consigo. Não é apneia. É sufoco. Como se o mundo me estrangulasse com os seus dedinhos disfuncionais de ideias preconcebidas.

 

Tens de…

 

Rebolo pelo chão da minha mente. Quero puxar o ar. Não há ar. E a pele deteriora-se, soltando sangue e desesperos em poças salgadas de lágrimas que ardem na carne viva.

 

Tens de…

 

Uma alergia não diagnosticada. Um choque. Não sei se anafilático ou não. Mas intenso. E acontece todo dentro, sem que ninguém veja nada além da perplexidade da expressão.

 

Tens de…

 

É um problema crónico. Sou profundamente intolerante... mas pior ainda. Sou alérgica... e apesar de muitas tentativas – todas vãs – não consigo amenizar nem os sintomas, nem os efeitos...

 

Procuro o anti-histamínico. Por entre a crise demoro alguns segundos a encontrá-lo… mas anda sempre comigo, nesta mala - o cérebro - onde fiz questão de guardar uma farmácia funcional contra as agressões de uma sociedade de conceitos fechados e ridículos.

 

Quando o encontro, tomo-o. De imediato. Palavra e intenção largada numa irrupção de momento.

 

Tens de…

 

Tens de…?!

 

Nem me interessa o fim da frase!

 

Não!

Eu não tenho de fazer absolutamente nada que eu não queira!


 Marina Ferraz





Fiquem atentos ao meu Instagram para saberem todas as novidades em primeira mão!


Sem comentários:

Enviar um comentário