terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Das nove às cinco

 

Foto de Cento4ka


Parei. Eu que nunca paro, porque tenho um emprego de inteiro tempo. Parei. Parei para o ouvir falar. De chá. De azeite. De licor. E são os momentos que nos detêm, nos minutos que o dia já não tem, que valem. Estou tão feliz com as escolhas que fiz...

 

 

A feirinha tinha um aroma outonal, feito de canela e gengibre, de castanhas assadas e de vinho quente. Os cheios quentes e o ar frio contrastavam, criando texturas no ambiente, que se sentiam. Juntava-se a tudo isto o toque inebriante das luzes e a música entoada pelas vozes felizes, que tartamudeavam ideias para prendas de Natal.

 

Os passos apressados levaram-me a uma das banquinhas, gerida por uma amiga. Ali, enquanto ela sai da concha, as conchas transformam-se num pouquinho dela. É um pedacinho dela passível de levar para casa, em caixinhas e embrulhos. Cada peça denota muitas horas de trabalho e um acabamento a resina e amor. Escondida dentro do espaço, as mãos dela lançavam-se à tarefa, com uma atenção e foco que a impediram de me ver, até que a chamasse. Mas depressa me lançou o olhar, sem que os olhos perdessem o brilho que já tinham quando os pousava nas conchas, nos búzios, nos ouriços e na esperança do amanhã. Olhei longamente o mostruário antes de escolher uma prenda para oferecer. Pacientemente, ela aguardou que as minhas indecisões se transfigurassem em escolha, sem deixar de me mostrar as peças que ainda estava a terminar. O sorriso dela brilhava tanto quanto as iluminações de Natal e, para não a impedir de trabalhar por mais tempo, acabei por sair e caminhar um pouco, enquanto tentava tomar a derradeira decisão sobre a prenda ideal para alguém importante.

 

Passando pelas várias banquinhas, fui apreciando, não as peças e os produtos, mas os rostos. Em torno das peças, víamos interesse e satisfação. Atrás dos balcões, no entanto, havia muito mais. Sorrisos simpáticos orgulhavam-se de cada elogio. Palavras de entusiasmo acediam aos pedidos e respondiam às perguntas. E todos os olhos eram parte da decoração natalícia, iluminando a rua em que eu caminhava.

 

Caminhava. Mas parei. Parei. Eu que nunca paro, parei. Parei para o ouvir falar. De chá. De azeite. De licor. Algo na forma como o fazia, dando a conhecer a marca, enaltecendo o design dos frascos, a qualidade dos produtos e os ingredientes – evidentemente naturais e livres de químicos – me travou. Contou-me que não era aquela a sua primeira profissão, mas que gostaria que fosse. E eu entendi, pela milésima vez, que as pessoas vão para os seus empregos das nove às cinco e deixam o coração noutro sítio. Talvez fosse isso, concluí. Dentro das barraquinhas da feira, havia corações com gente. E cada produto era sístole e diástole, num (em)bater sucessivo, em luta pelo sonho.

 

Apaixonei-me, assim, com rapidez, pela paixão daquelas pessoas. Porque quando se ama o que se faz, não é um emprego a tempo inteiro mas um emprego a inteiro tempo. Das nove às nove. Das cinco às cinco. Vinte e quatro horas por dia. Sete dias por semana. Coincide com as horas do riso e do choro. E deixa ficar, nos intervalos do tempo que ninguém sabe que existe – a física quântica talvez explique – a eternidade da plenitude nos dias que se somam.

 

Gostava que esse perpétuo da paixão pela tarefa pudesse ser o emprego a tempo inteiro e não só o emprego a inteiro tempo das pessoas. Gostava que, como eu, outros pudessem viver, não só com o sonho, mas do sonho. Gostava que a escolha do coração fosse a regra. Gostava que o mundo refizesse as regras que levam tantos a procurar um emprego das nove às cinco, quando não é isso que querem.

 

Escolhi a prenda na banquinha das conchas mais bonitas do mundo. Trazia comigo chá e licor de figo. Palavras e sentimentos que valem a pena. E a certeza de que precisava de falar sobre o amor incondicional de quem, apesar do emprego das nove às cinco, oferece o tempo que sobra aos sonhos.

 

Ainda não fiz chá, nem abri o licor. Mas sei que sabem a Natal. Ainda não ofereci a prenda. Mas sei que a pessoa vai adorar. Ainda não tenho tempo. Mas parei. E são os momentos que nos detêm, nos minutos que o dia já não tem, que valem.

 

Estou tão feliz por ver outros a amarem o que fazem.

Estou tão feliz com as escolhas que fiz...

 

Ainda bem que parei.

 

 

  Marina Ferraz




Fiquem atentos ao meu Instagram para saberem todas as novidades em primeira mão!






Se quiserem adquirir o meu novo livro "[A(MOR]TE)"

enviem o vosso pedido para marinaferraz.oficial@gmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário