terça-feira, 20 de novembro de 2018

As meias




Sempre gostei demasiado de meias para alguém que não gosta de metades. Meias, entendam, não é metade de nada. Por exemplo, enquanto um amor pela metade não é coisa nenhuma, as meias podem ser um amor inteiro.

Na minha vida, as meias têm sido um amor inteiro. Devo ter um par de meias oferecido por cada pessoa que amei. Não porque as coleciono ou porque as pessoas o saibam. Mas porque, de alguma maneira, friorenta e impossível, as pessoas habituaram-se a tentar buscar o meu conforto e me estenderam sempre, sem sequer saberem disto, esses pedaços quentinhos de carinho.

Isto vem desde há muito tempo. Quando, em menina, num Inverno friorento de pés-gelo, a minha avó me calçava um segundo par de meias e me deixava deitar no sofá, de pezinho infantil enfiado no bolso do seu xaile favorito. E o meu avô retorquia, quando ela não o fazia depressa “vai calçar mais um parzinho de meias ao pinguim, vai”.

Pela história de mim, houve momentos de ternura imprevista. Um amigo nortenho que me estende as meias de lã castanha. “Estas são mesmo quentinhas”. Uma forma de dizer “gosto de te ter aqui, sei que está frio mas quero que estejas bem”.

O namorado que, em eras mais amenas, vendo-me a paixão pelas riscas cinzentas e pretas, me oferece um dos seus pares de meias. “Estas fazem conjunto com as tuas cuecas favoritas e a camisola de malha”.

A minha mãe, que todos os anos lá encontra um par mais quente do que o anterior, ora com motivos natalícios, em turquesa; ora com pelinho por dentro; ora com antiderrapante “porque o chão cá de casa está uma desgraça”. E ninguém quer que eu caia das escadas abaixo… outra vez. Ou que me queixe de frio. Outra vez.

O facto é: aprendi a amar as meias. Logo eu, que detesto as metades. Amo as meias. E vejo nelas expressão de amores maiores do que a casualidade.

Gosto de meias. De meias caminhadas de sorriso no rosto. De comer o crepe com gelado a meias. De meias conversas, permeando instantes de pausa entre o trabalho. Gosto de meias de lã. De meias de algodão. De meias-calças. E do sorriso cativo que deixam no rosto, a par com o calor nos pés. Na alma. Em mim.

As meias. Tão cheias de história e com histórias tão cheias de amor. Gosto de meias. E, volta e meia, pensar nisto aquece-me por dentro e faz-me sorrir.






Sigam também o meu instagram, aqui

2 comentários:

  1. Marina, também amo meias. Sempre digo que tenho mais meias do que calcinhas. Se vou a uma loja para comprar uma blusa, volto com 4 pares de meias. Minhas amigas já sabem o que me dar de presente. Se tiver corujas então, vou amar ainda mais as meias. Acho que gosto de meias desde quando era bebê. Ainda tenho nos meus guardados da infância uma meia amarela com uma bolinha, tipo pompom, de enfeite. Minha gata Estrela também adora meias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) as meias são algo de especial. :) Espero que tenha gostado deste meu texto ^^ Beijinhos

      Eliminar