terça-feira, 20 de abril de 2021

Um imóvel à venda

 


 

PARTE I – O anúncio

 

Excelente vivenda T4 com vista para a Serra da Boa Viagem e o Mar.

A vivenda conta com boas áreas, traduzidas em espaços amplos e funcionais.

 

Inclui piscina, terraço, churrasqueira, jardim, garagem para 2 carros e lavandaria/arrumo.

 

Tem ainda:

4 Quartos (um dos quais suite e 3 deles com armário)

1 Cozinha ampla com despensa

2 Salas

3 Wc’s

2 Varandas na parte superior (vista mar e vista serra)

 

Certificado energético D

 

  

PARTE II – A Carta

 

Marina,

 

Talvez não te recordes de mim nos melhores termos. É coisa de humano, lembrar o pior e esquecer o bom. Mas eu recordo-me de ti. Lembro-me de te ver entrar, com olhos cheios de sonhos. Trauteando uma música qualquer da rádio. Magicando um poema qualquer. Subiste as escadas e olhaste pela janela do quarto que viria a ser teu. Pousaste o olhar na linha do horizonte, sobre a listra azul do mar. Suspiraste. Apaixonaste-te por mim. E eu por ti.

 

Nenhuma de nós estava interessada no zumzum da agente imobiliária. Nenhuma de nós estava interessada nos olhares que os teus pais trocavam, discutindo em silêncio, no permeio da conversa interminável da vendedora, como eu não era nada do que eles queriam. Sim, eu ouvia aqueles pensamentos sobre a moradia isolada e térrea e branca e com portadas castanhas. E sabia que eu era geminada, com três pisos, amarela e com persianas verdes. Mas tu? Tu olhaste a janela da frente e viste mar. Olhaste a janela de trás e viste serra. Poemas vertiam-te do sorriso. Apaixonei-me por ti. E pedi. Por favor, que esta seja a minha pessoa. Por favor, deixa-me ser a casa dela.

 

Quando te conheci, ainda não estava completa e, quando vieste, ainda não era a tua casa. Trazias areia nos pés e risos pendurados no canto da boca durante o verão. Cabelo sempre desgrenhado e alegria na fuga da cidade. Foi por isso que me senti triste quando vieste, desalentada, chamar-me casa. Com lágrimas nos olhos que queriam estar longe.

 

Visitam-me. Mas não sabem que te sentavas no escuro sobre o parapeito e que as lágrimas manchavam a pedra, até secarem outra vez. Não viram o teu quarto virar parque de campismo, montado com mantas, para agradar à tua sobrinha mais velha. Não entendem que sentiste literais e figurativos formigueiros dentro daquelas quatro paredes com vista mar.

 

Hoje, olharam o escritório e disseram que era “acolhedor”. Mas eles não sabem do riso preso nas malhas das carpetes, nas noites de piza, que só aconteciam nos dias bons, nos dias maus e nos outros dias. Depois do teste de matemática. No dia em que deste o primeiro beijo. Quando ganhaste um concurso nacional sobre Saramago.

 

Magníficas as vistas sobre a serra. Dizem. Apaixonados pelo pátio amplo e pelo verde da encosta. Mas sabem lá que estão a pousar o olhar na história do teu primeiro amor, trocado e vertido em seiva no lugar que convida a que te tornes quem és. E sabem lá que, ainda humana, voaste para a piscina anualmente, em todos os solstícios de verão, vestida e sem voto na matéria! E sabem lá que te sentavas no banco com a tua avó, aproveitando beijos de sol e festinhas no cabelo agreste.

 

Detesto as visitas. Talvez um pouco mais as tuas porque não gostas de mim. Mas todas. Porque eu te vi entrar e apaixonares-te por mim uma vez. Porque fui o teu abrigo quando o mundo lá fora foi o teu inferno e me associas ao inferno que não te fui. Porque nenhuma das pessoas tem o brilho dos sonhos pendurado no canto de lábios que sorriem.

 

Dos sonhos – quase todos - que te ajudei a concretizar, trazes sempre a memória do esforço. Quase esqueces que estas paredes e estes tetos foram a fortaleza imemorial que sempre albergará as tuas histórias de sucesso, seja na escrita, no trabalho ou no amor.

 

Eu sei. Quem olha, vê um imóvel. Tenho quatro quartos, um deles transformado em sala de leitura, três casas-de-banho, uma das quais pertencente à suite. E tenho duas varandas no piso superior, uma com vistas sobre a serra verdejante e outra com vistas sobre o oceano e o melhor pôr-do-sol da região. E tenho pátio amplo com piscina e jardim e churrasqueira. E uma cozinha grande e uma sala grande e um piso inferior que pode ser transformado em qualquer coisa, mas que a tua mãe idealizou como lavandaria, garrafeira, sala e garagem.

 

Do meu semblante impecavelmente limpo, ninguém diz que sou uma espécie de passagem para a Nárnia que é a vida. Mas para ti fui. Recebi uma sonhadora que queria escrever e pari uma escritora para o mundo. Fui a fábrica dos teus concretos.

 

Preciso que me deixes ir. Porque, em breve, uma família vai entrar e trazer os filhos. E eles trarão olhos cheios de sonhos. E eles vão olhar pela janela onde plantaste as lágrimas e sonhar. Não importa se os pais querem uma casa isolada e térrea e branca e com portadas castanhas. Os mais pequenos vão apaixonar-se por mim. E eu por eles. Havemos de agarrar também aqueles sonhos para os tornar reais.

 

Tenho raízes de ferro cravadas na terra mas alma estendida nos limites das minhas paisagens de serra e mar.

 

Por favor. Larga o tom formal. Vende-se moradia T4 com piscina, churrasqueira e garagem para 2 carros na Figueira da Foz. Sê realista. Mereço isso.

 

Por ora tua,

A casa da Figueira

 

 




 

PARTE III – A Resposta

 

Cara casa,

 

Tens razão. Desculpa. Vou escrever outro anúncio.

 

Por ora tua,

Marina

 

 


 

PARTE IV – O Anúncio Final


Temos, para adoção responsável, uma amiga de longa data, sob o formato de imóvel geminado de 3 pisos. Tem uma piscina adequada a voos de solstício, uma churrasqueira ideal para apanhar banhos de sol no Inverno e duas varandas impulsionadoras de sonhos que se tornam reais, com estímulos de maresia e ar serrano. Conta com parapeitos confidentes em qualquer um dos quatro quartos, sendo que o da frente é particularmente bom ouvinte nas noites de lua cheia e na hora do ocaso. A sala é perfeita para convívios de estilo italiano e propensa a batota durante jogos de Monopólio. Lugar ideal para famílias com filhos sonhadores que precisem de uma fortaleza para construir o futuro e de um “armário mágico” para o mundo dos sonhos. Ideal também para adultos que queiram redescobrir os prazeres da vida e rir até que a barriga doa.

 

Se vos parecer que se coaduna com os vossos gostos e estilo de vida e quiserem adotar este ser especial, por favor enviem mensagem privada. 



 Marina Ferraz






2021 é o ano em que o Segredos de um Monstro faz 15 anos
Estou a preparar novidades incríveis!

Fiquem atentos ao meu Instagram para saberem tudo em primeira mão!


1 comentário: