terça-feira, 21 de setembro de 2021

Quando foste a Paris

 

Fotografia: Ana Leonor Jesus


A avó quer um Mickey e a minha mãe quer ímanes para o frigorífico.

E tu? O que é que queres?

 


A Disney é um mundo. Não é? Fogo-de-artifício e paradas. Montanhas-russas, simuladores, carrosséis. Personagens acenando e entregando-se às fotos. Se o mundo inteiro fosse como a Disney, talvez fossemos todos mais felizes.

 

E Paris? Mon Dieu! Essas ruas de casas retas, com os seus telhados azulados e as suas flores nas varandas. Essa torre magnânima, que cumprimenta a cidade pela noite, piscando-lhe o olho. Esse rio, que corre por entre as luzes, deixando a sede da repetição constante da viagem.

 

Há uma Mona Lisa que sorri levemente, enigmaticamente, no fundo de uma sala de pinturas extraordinárias. Vénus perdeu os braços, mas não o encanto. E cada passo é um sonho de alguém, pendurado na parede, esculpido em pedra.

 

Paris é o mundo dos imortais. Imortaliza-nos, também, deixando-nos pedaços de carne nos vértices das pirâmides do Louvre. E ecoa o silêncio dos nossos pensamentos pelos Champs-Élysées, encontrando-lhes a tónica junto do Sacré Couer ou de Notre Dame. Os sonhos mais loucos têm lugar no Arco do Triunfo, símbolo da conquista do mundo. Os mais devassos ainda dançam cancan no Moulin Rouge.

 

A avó quer um Mickey e a minha mãe quer ímanes para o frigorífico.

E tu? O que é que queres?

 

Paris é manifesto. Palco mundano de milhares de almas descontentes com o destino do mundo. Cenário da discordância para os que entendem a distância que separa os nossos direitos das direitas. As suas ruas são pisadas por gente sã, que defende a liberdade. Liberté, egalité, fraternité. As vozes dos fantasmas ecoam. As dos vivos perpetuam o que é eterno. A frase. A ideia. O desejo. Esse. De Liberdade. A cidade inteira grita, canta, sabe. Tem asco às ditaduras. Se o mundo inteiro fosse como Paris, talvez fossemos todos mais felizes.

 

Nos meus olhos, o futuro é cinzento.

 

Não quero um futuro cinzento. Nem para mim. Nem para ti. Nem para ninguém.

 

Quero a Luz de Paris nas nossas vidas. Com um pouco do glitter e da magia da Disney. Quero a Liberdade. E a Equidade (já que a Igualdade é utópica). E a Fraternidade. E Paz. Todos esses clichés que as aspirantes a Miss Universo proclamam. Mas de coração.

 

A avó quer um Mickey e a minha mãe quer ímanes para o frigorífico.

E tu? O que é que queres?

 

Sorrio. Estás nessa cidade que eu amo. E és essa cidade que eu amo.

 

Quero que aproveites a viagem. E que sejas feliz.


Marina Ferraz





2021 é o ano em que o Segredos de um Monstro faz 15 anos
Estou a preparar novidades incríveis!

Fiquem atentos ao meu Instagram para saberem tudo em primeira mão!

Sem comentários:

Enviar um comentário